Nova unidade amplia atuação do macroprojeto estadual em bioinsumos e reforça compromisso com a sustentabilidade na agricultura

Nesta sexta-feira (11), o Centro de Excelência em Bioinsumos (CEBIO) irá inaugurar a biofábrica da Unidade de Transferência de Tecnologia (UTT) UFG Nuclisolos Agroambiental, instalada no parque tecnológico da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia. A nova unidade marca a expansão das ações do CEBIO no estado e reforça o compromisso com o desenvolvimento de uma agricultura mais sustentável.
A novidade foi tema do programa Mundo UFG, da TV UFG, exibido nesta terça-feira (8). Na reportagem, os professores Eliana Brasil, coordenadora executiva da UTT, e Cirano Ulhoa, coordenador de Difusão Tecnológica da UTT, destacaram a importância do projeto e apresentaram os objetivos da iniciativa.
Durante a entrevista, a professora Eliana ressaltou o papel estratégico do CEBIO no enfrentamento dos desafios globais relacionados à produção de alimentos. “Nós temos que nos ater ao grande desafio que o Brasil e o mundo perpassam, que é o desafio da insegurança alimentar. Então a partir do momento em que nós conseguimos desenvolver pesquisas e inovações tecnológicas de forma aplicável e gerar para a sociedade, para o agricultor familiar, para o agro, produtos biológicos que são mais voltados a uma agricultura regenerativa, a uma agricultura mais sustentável, nós vamos nos tornando protagonistas na bioeconomia”, afirmou.
O professor Cirano Ulhoa também reforçou a importância da pesquisa científica para a substituição de insumos químicos na agricultura. “A ideia é ter microrganismos que possam ser utilizados na substituição dos químicos, que hoje o grande problema da agricultura é o excesso de produtos químicos na agricultura”, explicou.
O CEBIO é um macroprojeto estratégico do Estado de Goiás, fruto do Convênio para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação firmado entre a FAPEG e o IF Goiano, com interveniência da FUNAPE. O projeto visa fomentar o desenvolvimento de tecnologias voltadas ao uso de bioinsumos, promovendo soluções sustentáveis para a agricultura regional.
Com atuação em diferentes polos do estado, o CEBIO surgiu para atender a demanda pelo conhecimento de insumos biológicos em Goiás e no Brasil. A nova biofábrica em Goiânia representa mais um avanço na consolidação de uma rede comprometida com a inovação e com a construção de um modelo agrícola mais ecológico, eficiente e acessível.
Para assistir a matéria completa, clique aqui