Com o tema “Inovação e Irrigação no Agronegócio: explorando tecnologias e práticas sustentáveis”, ação reuniu autoridades, pesquisadores e parceiros para discutir sustentabilidade no agronegócio

Participantes do Evento em Cristalina Foto: Mariana Gramacho

Na última quarta-feira (10), o IF Goiano – Campus Cristalina foi palco do evento “Inovação e Irrigação no Agronegócio: explorando tecnologias e práticas sustentáveis” e reuniu especialistas, pesquisadores e representantes do setor produtivo para discutir as recentes tecnologias e práticas sustentáveis no agronegócio. O encontro, que destacou a importância da inovação e da sustentabilidade na agricultura, também contou com a participação da delegação dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), incluindo Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Moçambique e Guiné-Bissau; representantes do Centro Internacional UNESCO-UNEVOC para Educação e Treinamento Técnico e Profissional; e representantes do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

A abertura do evento foi marcada pelo discurso inspirador de Eduardo Vasconcelos, diretor geral do Campus Cristalina do IF Goiano. Durante sua fala, o professor entusiasmou os ouvintes ao destacar a importância da sustentabilidade no agronegócio, afirmando que práticas responsáveis e inovadoras são essenciais para o crescimento equilibrado do setor.

Em seguida, Alan Carlos da Costa, pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação do IF Goiano, enfatizou o papel vital das instituições de ensino e pesquisa no desenvolvimento regional. Segundo o professor, é papel da instituição trabalhar com recursos humanos de maneira que atenda diretamente a sociedade: “Pesquisa pra quem?” questionou. Além disso, ele enfatizou a necessidade do desenvolvimento na região e destacou a relevância dos institutos federais em atender às demandas do país. Alan também destacou a importância da presença da delegação dos países africanos, que teve a oportunidade de observar como a pesquisa e a inovação estão integradas em todos os níveis de formação dos estudantes do IF Goiano.

Alan Carlos da Costa, pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação do IF Goiano durante seu momento de fala

O Cebio se fez presente na fala da professora Miriam Marques, coordenadora da UTT – Cebio IFGoiano Campus Cristalina. Em seu discurso, ela ressaltou a importância do centro como um projeto que busca o desenvolvimento econômico, social e ambiental. Miriam enfatizou os esforços do Cebio em promover práticas agrícolas sustentáveis e inovadoras, alinhadas com as necessidades do setor produtivo.

Míriam Marques, coordenadora da UTT Cebio IF Goiano Campus Cristalina
Cláudio Leles, diretor Científico e de Inovação da FAPEG
Eduardo Vasconcelos, diretor do Campus Cristalina do IF Goiano

Já Cláudio Leles, diretor Científico e de Inovação da FAPEG, destacou a relevância da pesquisa no agronegócio. Segundo ele, nunca antes na história da FAPEG o cenário esteve tão propício para ensino, pesquisa e extensão. Cláudio falou sobre a necessidade de conciliar receita com execução, afirmando que a FAPEG precisa de executores de projetos para “quebrar barreiras de acesso a projetos”. Ele também parabenizou o professor Alan pelo trabalho na pesquisa e enfatizou a necessidade de trazer o IF Goiano Campus Cristalina para uma interlocução da FAPEG com a direção e os pesquisadores do campus. Essa ação está alinhada com a estratégia de interiorização da pesquisa no estado de Goiás e a redução das assimetrias em favor de centros de pesquisa mais jovens e em estágios iniciais de consolidação.

Autoridades durante momento solene
Pedro Vilela Gondim Barbosa, Gerente de Desenvolvimento Regional e Inovação Agropecuária e Representante da SEAPA

Pedro Vilela Gondim Barbosa, Gerente de Desenvolvimento Regional e Inovação Agropecuária e Representante da SEAPA, ressaltou a importância do evento e parabenizou a iniciativa. Em seguida, Raphael dos Santos Veloso Martins, Subsecretário de Inovação e Desenvolvimento Sustentável e Representante da SECTI, se mostrou interessado na temática e também agradeceu o convite.

Além disso, também estiveram presentes João Paulo Rotelli, Representante do CONIF/Coordenação de Relações Internacionais do Conif e Bruno Vicente Marques – Diretor Executivo APROSOJA.

Autoridades conhecem a biofábrica do Cebio na unidade de Cristalina

Após o momento solene, os ouvintes tiveram a oportunidade de ver de perto as práticas sustentáveis e tecnologias na agropecuária brasileira. Durante o evento, foi apresentado o modelo de estruturação de uma instituição de ensino verticalizada que trabalha com ensino, pesquisa e extensão, voltada para apoiar o desenvolvimento regional de acordo com o arranjo produtivo local. Além do Cebio, foram mostradas ações que também contemplam esse objetivo, incluindo os projetos Ametista, Quartzo, Gota, GFBio, entre outros. 

Na parte da tarde, foram realizadas visitas técnicas a quatro diferentes sistemas de cultivo na região, onde foram apresentados potencial produtivo, diversidade de cultivos e uso de tecnologias sustentáveis na produção de alimentos. Os convidados foram recepcionados nas fazendas São Pedro (alho e cebola), Fazenda Nacional (café), Fazenda Figueiredo (leite e grãos) e a área rural do IF Goiano – Campus Cristalina.

A direção do IF Goiano considerou o evento uma oportunidade valiosa para o compartilhamento de conhecimento, fortalecimento de parcerias e promoção da inovação e sustentabilidade no setor agrícola. Os participantes puderam ver de perto as práticas e tecnologias desenvolvidas pelo instituto, comprometido com o desenvolvimento sustentável e a inovação tecnológica na agricultura.

Período da tarde foi direcionado à visitas em fazendas da região de Cristalina Foto: Fernando

Leia também:

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *