Publicação Explora o Potencial dos Microrganismos na Agricultura Sustentável

Publicação está disponível nas versões impressa e digital

A professora Érica Fernandes Leão, coordenadora de Inovação Tecnológica da Unidade de Referência em Bioinsumos de Controle Biológico de Pragas do IF Goiano – Campus Urutaí, publicou, em coautoria com Fernando Godinho de Araújo, o artigo intitulado “Cultivando Sustentabilidade: O Uso de Microrganismos nas Sementes e na Agricultura”. A publicação integrou a edição XXVIII da revista Seed, lançada em 6 de novembro de 2024.

O artigo aborda o uso de microrganismos na agricultura como alternativa sustentável ao uso intensivo de produtos químicos. Ele destaca o crescimento significativo da utilização de produtos biológicos, especialmente no tratamento de sementes, como ferramenta de controle de patógenos e promoção do desempenho das plantas.

Em sua pesquisa, Érica explica que os microrganismos utilizados podem ser classificados em agentes microbiológicos de controle, inimigos naturais e substâncias químicas naturais. Além disso, fungos do gênero Trichoderma e bactérias do gênero Bacillus são os mais mencionados, devido aos seus benefícios, como aumento da resistência das plantas, controle de patógenos e promoção do crescimento vegetal.

O texto também aborda a expansão do setor de biológicos no Brasil, com aumento expressivo no registro de produtos biológicos no Ministério da Agricultura e na preferência por esses insumos em razão de seu menor impacto ambiental. Ele ressalta a superioridade de biológicos no controle de nematoides, com resultados mais eficazes em comparação a produtos químicos, especialmente em culturas como soja e cana-de-açúcar.

Para ler a matéria completa, clique aqui: https://seednews.com.br/artigos/4599-cultivando-sustentabilidade-edicao-novembro-2024

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *