Evento contou com palestrantes de várias regiões do Brasil

Na última quarta-feira (09) foi realizado, no IF Campus Morrinhos, o I Simpósio sobre Bioinsumos Microbiológicos na Agricultura, um evento dedicado ao debate de soluções sustentáveis e inovadoras para o futuro do agronegócio. O simpósio contou com o apoio do CNPq e reuniu especialistas renomados de diversas regiões do país para discutir temas essenciais relacionados à utilização de bioinsumos na promoção da agricultura sustentável e segurança alimentar.

Com programação durante todo o dia, o evento contou com palestras de especialistas do setor agrícola, atividades com os gestores do CEBIO, rodas de conversa sobre biofertilizantes, controle biológico e microbiologia do solo, espaço para networking com empresas, produtores regionais, lideranças e startups do setor. O evento, certificado pelo CNPq, pelo CEBIO e IF Goiano, contou com cerca de 300 inscritos e foi uma oportunidade de divulgação das empresas e marcas. Os presentes também tiveram acesso a pesquisas e práticas agrícolas ecoeficientes, além da possibilidade de estabelecer conexões com especialistas e formuladores de políticas públicas.

“Esse simpósio tem muito a ver com a temática da nossa unidade de referência em bioinsumos (URB) para o controle de doenças de plantas. Ele é um evento que nasceu antes do CEBIO, mas nas últimas duas edições ele tem tido essa chancela desse Centro de Excelência. Então é uma oportunidade ímpar para junto com a comunidade, seja com os estudantes, com os pesquisadores, com o segmento produtivo, discutir o que há de mais novo relacionado ao uso de bioinsumos, ao controle biológico de doenças de plantas, bem como também mostrar um pouco dos trabalhos que nós fazemos. Dentro do Campus Morrinhos e conectados com atividades do Centro de Excelência de Bioinsumos”, destaca o Coordenador Executivo da UTT de Morrinhos, Nadson Pontes, ao falar sobre a importância deste evento para o estado.

A ideia surgiu de um projeto aprovado no CNPq da Semana Nacional de Ciências e Tecnologia 2024, em que uma das metas era organizar um evento com representantes na área de bioinsumos. O projeto do CNPq contou com representantes das regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste do país. O professor Rodrigo Silva, representante da região Centro-Oeste e membro do CEBIO, pontuou que o evento foi realizado em Goiás por estar no centro do Brasil facilitando a logística dos participantes. Ele também ressaltou a significância do CEBIO para o debate sobre bioinsumos ao nível estadual e nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *