Visita destacou a integração entre inovação tecnológica e preservação agroecológica na Chapada dos Veadeiros

Autoridades durante a visita

No último dia 16, o CEBIO, representado pelo pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Alan Carlos da Costa e pelo diretor-geral do Centro, Alexandre Igor, visitou a XIV Feira de Sementes e Mudas da Chapada dos Veadeiros realizada no município de Campos Belos. Além do CEBIO, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), na figura de seu presidente, Marcos Arriel, também conheceu a iniciativa.

A ação, que ocorreu em paralelo à inauguração da biofábrica da Unidade de Transferência de Tecnologia (UTT) do CEBIO em Campos Belos, foi uma oportunidade para os visitantes conhecerem de perto a produção local e, em especial, aquelas desenvolvidas por membros da comunidade quilombola Kalunga. 

A Feira de Sementes e Mudas da Chapada dos Veadeiros começou no dia 10 de outubro em Alto Paraíso de Goiás e, além de Campos Belos, percorreu outras localidades como Cavalcante, Terezina de Goiás, São João da Aliança e Colinas do Sul. A iniciativa visa fortalecer a rede de conservação, difusão e troca de sementes crioulas e florestais. Além disso, o evento promove o compartilhamento de tecnologias e práticas agroecológicas, fundamentais para a sustentabilidade e segurança alimentar da região.

Os organizadores destacaram que a troca de sementes foi um momento estratégico para fortalecer as redes de reciprocidade entre os agricultores e para transmitir conhecimentos sobre práticas sustentáveis, contribuindo diretamente para a autonomia produtiva e a segurança alimentar na Chapada dos Veadeiros.

Leia também:

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *