Centro de Excelência em Bioinsumos (CEBIO) é destaque em reunião com a Embaixada do Quênia, fortalecendo parcerias internacionais em inovação e sustentabilidade agrícola

Encontro aconteceu na reitoria do IF Goiano em Goiânia

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) recebeu, na manhã de ontem (29), a Delegação da Embaixada da República do Quênia em uma sessão diplomática. O encontro teve como objetivo ampliar as possibilidades de mediação de parcerias internacionais, com foco no desenvolvimento de projetos conjuntos envolvendo bioinsumos e outras iniciativas voltadas à inovação e à sustentabilidade na agricultura.

A programação foi conduzida pela Assessoria Internacional do IF Goiano e contou com a presença do gerente de Parcerias Internacionais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), Caio Alexandrino, e da assessora da Gerência da FAPEG, Isabella Ceciliano. Representando o Centro de Excelência em Bioinsumos (CEBIO), o professor Jacson Zuchi, coordenador executivo da Unidade de Transferência de Tecnologia (UTT) do Campus Hidrolândia, apresentou o projeto e destacou as ações do centro voltadas ao desenvolvimento de bioinsumos e à promoção da agricultura sustentável no estado de Goiás.

Foto: CEBIO

A delegação queniana foi composta pela vice-embaixadora (Deputy Head of Mission), a diplomata Peris Kariuki, pela coordenadora de Comércio Exterior do país no Brasil, Beatrice Kinyua, e por Stephen Oshiara Papa, Segundo Secretário. Durante a sessão, os diplomatas ressaltaram o interesse em estreitar laços com o Brasil e conhecer as políticas e práticas de inovação do IF Goiano, especialmente no campo da agricultura familiar, da formação técnica e do uso de tecnologias sustentáveis aplicadas ao campo.

Também participaram do encontro o pró-reitor de Extensão, Luciano Carlos Ribeiro da Silva; a coordenadora da Assessoria Internacional, Lídia Morais; o diretor de Ensino Técnico, Rogério Justino; o diretor de Graduação, Virgílio Erthal; e o professor Luís Sérgio Rodrigues Vale.

Representando Elias de Pádua Monteiro, reitor do IF Goiano, o pró-reitor Luciano Carlos Ribeiro da Silva destacou que a instituição tem muito a ganhar com a parceria internacional, reforçando o compromisso da instituição com ações de extensão voltadas à agricultura familiar e à inclusão social. Ele salientou que o IF Goiano mantém “as portas abertas para o diálogo e para a construção conjunta de soluções que promovam o desenvolvimento sustentável e social”.

Nesse contexto, a Embaixada do Quênia manifestou interesse em intermediar ações de capacitação na área de bioinsumos, com o objetivo de aproximar o CEBIO e o IF Goiano da Kenya Agricultural and Livestock Research Organization (KARLO), referência queniana em pesquisa agropecuária. As tratativas também incluíram a possibilidade de oferta de cursos de curta duração voltados à agricultura familiar, fortalecendo a cooperação técnica entre as instituições.

De esquerda para direita: Lídia Morais, Beatrice Kinyua, Peris Kariuki, Luciano Carlos Ribeiro da Silva e Stephen Oshiara Papa

Como resultado da reunião, foi pré-agendada uma visita técnica da delegação do Quênia ao CEBIO no início de 2026. A visita permitirá que os representantes quenianos conheçam de perto uma das biofábricas do CEBIO e o ambiente de inovação e pesquisa mantido pelo IF Goiano.

A FAPEG reafirmou seu apoio às iniciativas de internacionalização e destacou a importância de fortalecer a presença de Goiás no cenário global da ciência e tecnologia. 

Encontro buscou ampliar as possibilidades de parcerias internacionais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *