Representações do CEBIO reforçam interesse em colaboração

Reunião aconteceu remotamente no último dia 3

Na última terça-feira (3), o CEBIO realizou, por meio da representação de Lídia Morais, Assessoria Internacional do IF Goiano e do professor pesquisador e Coordenador da UTT do campus Hidrolândia, Jacson Zuchi, uma reunião de alto nível que contou com a presença da Embaixadora do Quênia, Peris Kariuki, e destacou a intensificação das parcerias com a República do Quênia, com foco em eixos estratégicos como agricultura, pecuária e sustentabilidade. O encontro reforçou o interesse e o compromisso mútuo em colaboração.

O cerne da discussão girou em torno de um acordo de Colaboração entre o Macroprojeto CEBIO e a Kenya Agricultural and Livestock Research Organisation (KALRO), instituição queniana de grande peso no desenvolvimento de pesquisas e inovações. As ações no âmbito do CEBIO foram bastante frisadas, destacando-se a colaboração com o Instituto Federal Goiano e o próprio Macroprojeto CEBIO na capacitação, no desenvolvimento de pesquisas e na publicação, principalmente em conjunto com a instituição KALRO.

Peris Keriuki, Embaixadora do Quênia

No âmbito da instituição, foram propostos acordos de cooperação com a participação do IF Goiano e instituições de ensino superior presentes, tal qual a universidade JOMO KENYATTA UNIVERSITY OF AGRICULTURE AND TECHNOLOGY. Na reunião, foi destacado o interesse da vinda de estudantes do Quênia para que possam usufruir de programas e editais para adentrarem nos programas de pós-graduação brasileiros, inclusos os programas ofertados no IF Goiano. Houve um interesse majoritário por parte de todos os presentes, que incluíam representantes de Estado e governo, universidades, e a KALRO, em achar eixos prioritários para colaboração, reconhecendo a grande participação das instituições quenianas em pesquisas e inovações, em diálogo com as perspectivas do IF Goiano.

A reunião contou com a presença de importantes autoridades e pesquisadores (as) do Quênia, incluindo o Dr. David Golicha (Diretor Assistente, Sistemas de Recursos Naturais, KALRO), o Dr. Bernard Korir (Vice-Diretor do Instituto, KALRO), Beatrice Kinyua (Embaixada do Quênia em Brasília), o Dr. John Manyeki (Cientista Chefe de Pesquisa), Benjamin Kivuva (Diretor Assistente, Produção de Culturas e Sistemas de Sementes, KALRO), o Dr. Karl W Nyabundi (Diretor, Conhecimento, Informação e Extensão/Divulgação, KALRO), Christine Minyuki (Diretora Assistente de Educação), Papa Oshiara (Segundo Secretário, Embaixada do Quênia em Brasília), o Dr David Kamau (Diretor – Meio Ambiente e Gestão de Recursos Naturais – NRM, KALRO), o Dr. Zachary Kinyua (Diretor Assistente – Pesquisa em Saúde de Culturas, KALRO), e representantes do Ministério das Relações Exteriores e do Ministério da Educação do Quênia.

Jacson Zuchi, Coordenador Executivo da UTT Hidrolândia representou o CEBIO na reunião

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *