Nova biofábrica reforça o compromisso do IF Goiano e do CEBIO em expandir tecnologias sustentáveis para o controle biológico de pragas e a preservação ambiental.
Na manhã de hoje, 14, o Centro de Excelência em Bioinsumos (CEBIO) inaugurou sua sétima biofábrica no estado de Goiás. O evento reuniu autoridades, pesquisadores, produtores e estudantes interessados no desenvolvimento sustentável da agricultura por meio de soluções inovadoras. Localizada na Unidade de Transferência de Tecnologia (UTT) de Hidrolândia, a nova biofábrica reforça o compromisso do CEBIO e do IF Goiano com o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis e a preservação ambiental.
Durante a cerimônia, o diretor-geral do Campus Hidrolândia do IF Goiano, Rogério Chaves da Silva, destacou a importância desse momento para a instituição e para a comunidade local. “Hoje é um dia muito importante para o campus de Hidrolândia. A UTT é comandada por uma equipe ousada, que aceitou o desafio de liderar a pesquisa e a inovação na área de bioinsumos,” afirmou. Além disso, Rogério também reforçou o papel fundamental das parcerias com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e o Governo de Goiás. “Essa ação conjunta visa ao desenvolvimento econômico, social e ambiental da região. Estudos da UTT já estão sendo aplicados aos produtores locais e, em breve, serão expandidos para a agricultura familiar,” completou parabenizando docentes e bolsistas do CEBIO.
Em seguida, Arnoldo Daher de Almeida Junqueira, chefe da Divisão de Desenvolvimento Rural (DDR) na Superintendência de Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás (SFA/GO), parte do Ministério da Agricultura e Pecuária, reforçou apoio ao projeto e parabenizou o trabalho feito pelo IF Goiano com os Centros de Excelência. Segundo ele, a área de bioinsumos é o futuro e, portanto, sua capacidade de crescimento é gigante.
O CEBIO, um macro projeto do IF Goiano, vem demonstrando uma expansão que vai além das fronteiras do estado e coloca a instituição em uma rede global de conhecimento e de práticas agrícolas sustentáveis. Para Alexandre Igor, diretor-geral do CEBIO, a inauguração da biofábrica em Hidrolândia simboliza o crescimento do Centro de Excelência. “Estamos tomando forma e nos consolidando cada vez mais. Temos parceiros à altura das exigências do nosso projeto, o que permitirá ao CEBIO expandir suas ações além das fronteiras de Goiás,” afirmou. Ele ainda destacou a liberdade de atuação que a equipe do CEBIO possui para conduzir as pesquisas em bioinsumos, fortalecendo parcerias com instituições como a UEG, UFCat e UFG.
Em seu momento de fala, o Pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IF Goiano, Alan Carlos da Costa, parabenizou o CEBIO e sua equipe pelo avanço nas áreas de sustentabilidade, segurança alimentar e desenvolvimento agrícola estratégico. “O CEBIO tornou-se uma referência para o país, com um projeto que é estratégico para a economia mundial. Essa iniciativa é reflexo da visão de políticas assertivas de instituições como a Fapeg e a Funape,” pontuou Alan. Vale ressaltar que o CEBIO possui 13 unidades no estado de Goiás, demonstrando sua forte capilaridade no estado.
Marcos Arriel, presidente da Fapeg e representante do governador do estado no evento, ressaltou o reconhecimento do CEBIO como um pilar fundamental na política estadual de ciência, tecnologia e inovação. Ele destacou a importância do investimento em pesquisa científica e tecnologia para o desenvolvimento do estado. “A ciência aplicada ao desenvolvimento sustentável e agrícola do estado de Goiás precisa continuar sendo incentivada. Essa biofábrica em Hidrolândia é prova do compromisso da Fapeg com essa missão,” afirmou.
Gilson Dourado da Silva, Pró-Reitor de Administração do IF Goiano e Reitor Substituto encerrou as falas reforçando o papel da pesquisa científica para a independência tecnológica e a segurança alimentar do Brasil. “O IF Goiano tem como compromisso a inovação e os resultados positivos que beneficiam a comunidade,” concluiu.
O valor estratégico dos bioinsumos
Nos últimos anos, os desafios globais, como crises de abastecimento e conflitos internacionais, evidenciaram a urgência de uma agricultura mais sustentável e autossuficiente. Em Goiás, essa conjuntura impulsionou iniciativas voltadas à pesquisa e ao desenvolvimento dos bioinsumos, com o intuito de diminuir a dependência de insumos externos e fortalecer a segurança alimentar. Segundo João Asmar Júnior, superintendente de Engenharia Agrícola e Desenvolvimento Sustentável da Seapa, “estamos fazendo parte de um divisor de águas na agricultura mundial. Sustentabilidade vai mudar o mundo”. Ele destacou o papel de Goiás na busca por soluções que equilibrem a produtividade agrícola e a preservação ambiental.
Bruno Chaves da Silva, que representou o prefeito de Hidrolândia, Zé Délio Júnior, no evento, também enfatizou o valor estratégico dos bioinsumos em um mercado global impactado por instabilidades. “Ninguém faz nada sozinho”, afirmou parabenizando o trabalho desenvolvido pela UTT Hidrolândia. Ele reforçou que os desafios mundiais ressaltaram a importância dos bioinsumos, compromisso que a Prefeitura de Hidrolândia assume em parceria com o IF Goiano, buscando garantir uma agricultura eficiente e sustentável. “Hoje estamos cumprindo o princípio da eficiência administrativa”, completou, reforçando o papel da administração pública em apoiar projetos que contribuem para o desenvolvimento socioeconômico local e para a sustentabilidade.
Além da cerimônia de abertura, o evento também contou com a palestra de Nicanor Pilarski Henkemeier, Dr. em Agronomia e Gerente técnico da Agripon Brasil que ministrou uma palestra com o tema ‘panorama geral de microrganismos na atualidade e como devemos seguir com a evolução dessas ferramentas de manejo’ para os ouvintes.
Sobre a UTT Hidrolândia
A UTT de Hidrolândia destaca-se pelo desenvolvimento de tecnologias voltadas para o controle sustentável de pragas, que beneficiam diretamente a cadeia produtiva da fruticultura e, em especial, na produção de jabuticaba. Nesse sentido, o uso de bioinsumos visa não apenas a proteção das culturas, mas também a preservação do ecossistema, promovendo um equilíbrio ambiental essencial para a sustentabilidade do setor.
A biofábrica oferece minicursos práticos direcionados a estudantes de pós-graduação, com aulas sobre o funcionamento e a aplicação dos bioinsumos, e desenvolve projetos ambientais com estudantes do ensino médio, promovendo a conscientização ambiental desde cedo.
Com uma parceria estratégica com o viveiro de mudas ornamentais, a UTT Hidrolândia também se dedica ao controle de cochonilhas e outras pragas, utilizando tecnologias de aplicação sustentável que contribuem para a manutenção da biodiversidade e a garantia de plantas saudáveis. Vale ressaltar que o próximo objetivo da UTT Hidrolândia é desenvolver tecnologias de bioinsumos voltadas para a preservação e aumento da produtividade de plantas nativas do Cerrado. Tal iniciativa visa não só proteger espécies locais, mas também estimular o conhecimento e o manejo sustentável dessas plantas essenciais para a região.
A UTT Hidrolândia é comandada pelos professores Jacson Zuchi, como Coordenador Executivo e Karla de Castro Pereira Correia, como Coordenadora de Difusão Tecnológica.
Muito bom ! A fábrica do Centro Nacional de Pesquisa de Arroz e Feijão da Embrapa está ” de vento em popa ” !