Centro apresenta soluções com micro-organismos e fertilizantes sustentáveis, além de destacar pesquisa com algas na produtividade do milho

O Centro de Excelência em Bioinsumos (CEBIO) marcou presença no 4º CEAGRE Agro Experience: Inovação e Empreendedorismo na Produção Sustentável de Alimentos, realizado de 20 a 22 de maio, na sede do Centro de Excelência em Agricultura Exponencial, em Rio Verde. O encontro reuniu estudantes, produtores, pesquisadores e representantes do setor agropecuário em torno de debates sobre soluções inovadoras e práticas sustentáveis voltadas à produção agrícola.
Durante os três dias de programação, a equipe do CEBIO apresentou ao público amostras de bioinsumos que são utilizados na agricultura sustentável. O estande do centro contou com micro-organismos de interesse agrícola, como microalgas, bactérias como Bradyrhizobium japonicum, Pseudomonas fluorescens e fungos como Trichoderma harzianum, Trichoderma asperellum e Beauveria bassiana, além de tipos de fertilizantes organominerais, formados pela mescla de fosfatos, cama de frango, micaxisto e, ou kamafugito. Além disso, os visitantes puderam observar os micro-organismos diretamente ao microscópio e tirar dúvidas com os pesquisadores presentes.


A participação no evento incluiu ainda a apresentação da pesquisa “Avaliação de um condicionador de solo à base de algas na produtividade do milho safrinha irrigado”, desenvolvida por estudantes do IF Goiano – Campus Iporá. O trabalho avaliou o uso de um fertilizante líquido com alta concentração de ácidos húmicos e fúlvicos, que proporciona maior disponibilidade de nutrientes. O insumo possui como aditivo extrato de algas, para maximizar o desenvolvimento radicular, sendo testado em condições de baixa pluviosidade e demonstrando potencial para o aumento da produtividade agrícola.

A presença do CEBIO no CEAGRE Agro Experience fortalece sua atuação como polo de pesquisa, desenvolvimento e difusão de bioinsumos em caráter nacional e reafirma a parceria entre os dois centros de excelência.