Unidade de Referência em Bioinsumos do IF Goiano Campus Morrinhos compartilha experiência em bioinsumos no maior fórum latino-americano de controle biológico

O Centro de Excelência em Bioinsumos (CEBIO) marcou presença na 18ª edição do Simpósio de Controle Biológico (SICONBIOL), realizado de 14 a 18 de setembro, em Gramado (RS). Na ocasião, o professor Rodrigo Vieira da Silva, pesquisador da Unidade de Referência em Bioinsumos de Controle Biológico de Doenças de Plantas do CEBIO – Campus Morrinhos, participou como palestrante e representou o trabalho desenvolvido em Goiás.
Durante o fórum Conhecimento Compartilhado: experiências do CEBIO e do GAAS no uso de biocontrole e Agricultura Sustentável, realizado no dia 16 de setembro, Rodrigo destacou a experiência goiana no fortalecimento da pesquisa e da utilização de bioinsumos. “O SICONBIOL é um importante espaço de debate sobre controle biológico. Este ano, fomos convidados especialmente pela representatividade do CEBIO, que já se consolidou como referência nacional no setor”, explicou.

O professor apresentou a estrutura do Centro, detalhando as unidades de referência e de transferência de tecnologia, os investimentos realizados e os impactos gerados junto a pequenos, médios e grandes produtores, “Foi um momento importante de troca de ideias e de reforço da relevância da ciência e da inovação na promoção de práticas agrícolas mais sustentáveis”, ressaltou Rodrigo. Vale destacar o papel da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) como instituição essencial para viabilizar o desenvolvimento do CEBIO, por meio do apoio a pesquisas, da formação de recursos humanos qualificados e da promoção da inovação em bioinsumos no estado.
Além disso, o pesquisador também integrou uma mesa de discussões com representantes da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do Rio Grande do Sul, que estavam interessados em conhecer o funcionamento do CEBIO para planejar iniciativas semelhantes no estado.
Promovido pela Sociedade Entomológica do Brasil (SEB) e organizado pela Embrapa Clima Temperado e Universidade Federal de Santa Maria, o SICONBIOL é reconhecido como o mais relevante fórum latino-americano sobre controle biológico. A edição deste ano trouxe como tema “O Futuro do Controle Biológico é Feito de Ciência e Inovação”, reunindo pesquisadores, profissionais do agronegócio e da saúde, estudantes, produtores e representantes de cadeias produtivas em debates sobre avanços científicos e inovações tecnológicas voltadas ao manejo sustentável de pragas e doenças.
