Com a participação do professor Pablo Gontijo, o CEBIO avança em debates sobre manejo sustentável e discute novas parcerias estratégicas para o curso de Especialização em Bioinsumos
O professor Pablo Gontijo, da Unidade de Referência em Bioinsumos (URB) – IF Goiano Rio Verde, participou do XXIX Congresso Brasileiro de Entomologia e XIII Congresso Latino-Americano, realizados na semana passada em Uberlândia, Minas Gerais.
Na ocasião, o docente atuou como moderador da mesa-redonda “Uso de macroorganismos no manejo de pragas – parasitóides” na seção “Arena do Produtor”. Durante a discussão foram exploradas as práticas e inovações relacionadas ao uso de parasitoides no controle biológico de pragas, com enfoque no manejo sustentável. Além disso, a seção também incluiu discussões sobre outros temas cruciais para o setor de bioinsumos, como a legislação que rege seu uso e regulamentação.
Durante o congresso, o professor Pablo Gontijo aproveitou a oportunidade para participar de uma reunião com o PhD Simon Elliot, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), que é vice-coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Bioinsumos Inovadores. O encontro teve como objetivo discutir uma possível parceria entre o INCT e o curso de Especialização em Bioinsumos oferecido pelo CEBIO, visando fortalecer a formação de profissionais capacitados no desenvolvimento e uso de bioinsumos no Brasil.
Organizados pela Sociedade Entomológica do Brasil, os eventos se consolidam como os principais fóruns de debate sobre entomologia na América Latina, com o tema deste ano sendo “Sustentabilidade e Biodiversidade de Insetos”.
Vale ressaltar que, além do professor Pablo representando Rio Verde, a Unidade de Transferência de Tecnologia – IF Goiano Campus Cristalina também participou do evento.
Uma resposta