Capacitação realizada com a UTT CEBIO IF Goiano – Campus Campos Belos fortalece agricultura sustentável e autonomia feminina

Prof. Dr. Romário Victor e as agricultoras da comunidade quilombola Cabeçudo

No início de fevereiro, a Unidade de Transferência de Tecnologia (UTT) do CEBIO no IF Goiano – Campus Campos Belos promoveu uma aula especial sobre bioinsumos e agricultura sustentável. A atividade, realizada no âmbito do Curso de Extensão em Agroecologia do Programa Mulheres Mil, reuniu 75 mulheres da Comunidade Quilombola do Povoado Cabeçudo.

Ministrada pelo Prof. Dr. Victor Pacheco, Coordenador Executivo da UTT Campos Belos, a aula marcou um dos módulos do curso e teve como foco a introdução aos bioinsumos. Na ocasião, as participantes tiveram a oportunidade de compreender o funcionamento e a importância dos bioinsumos na produção agrícola, além de aprender sobre controle de qualidade na área. Como parte da capacitação, elas também participaram de um treinamento na biofábrica da unidade e conheceram de perto o processo de produção de bioinsumos.

“A partir da aula nós trabalhamos com as demandas das meninas e da vivência delas. Todas são produtoras, atuam na agricultura familiar e desenvolvem um trabalho de impacto na região. Elas também participaram do treinamento na biofábrica para entender como é o processo de bioinsumos”, destacou o professor Victor Pacheco. 

A iniciativa da equipe do CEBIO em Campos Belos visa atender às demandas das agricultoras locais e que, a partir do aprendizado adquirido, as quilombolas possam aplicar os conhecimentos em suas propriedades, promovendo práticas agrícolas mais sustentáveis e fortalecendo sua autonomia.

Esta edição buscou levar conhecimento e inovação para comunidades rurais que, muitas vezes, não têm acesso a informações sobre bioinsumos e suas aplicações. Vale ressaltar que a UTT CEBIO de Campos Belos se destaca pelo forte apelo social, sendo um importante elo entre ciência, comunidade e mercado. Com foco na economia verde, a unidade contribui para a preservação do bioma do Cerrado e oferece suporte a pequenos produtores, consolidando-se como referência em pesquisa, ensino, extensão e inovação tecnológica no setor agrícola.

Alunas do módulo de Bioinsumos conhecem a Biofábrica do CEBIO em Campos Belos
Módulo faz parte do Curso de Agroecologia do Programa Mulheres Mil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *