Alexandre Igor Azevedo Pereira apresenta projetos sustentáveis e casos de sucesso do Centro de Excelência em Bioinsumos, fortalecendo a liderança de Goiás no cenário agropecuário global.
Na tarde do dia 29 de agosto, o diretor-geral do Centro de Excelência em Bioinsumos (Cebio),professor Alexandre Igor Azevedo Pereira, foi o destaque em uma das palestras da Feira Internacional de Comércio Exterior (Ficomex) 2024. A apresentação, que foi realizada no espaço das embaixadas, atraiu um público composto por ouvintes nacionais e internacionais interessados em ouvir sobre as inovações e práticas sustentáveis promovidas pelo Cebio.
Durante sua palestra, Alexandre detalhou o macro-projeto do Centro de Excelência, explicando sua atuação, abrangência e missão dentro da agropecuária goiana. Ele destacou o compromisso do Cebio com a sustentabilidade, ressaltando como essa iniciativa tem contribuído significativamente para o desenvolvimento de práticas agrícolas mais ambientalmente amigáveis e inovadoras em Goiás.
Além disso, o diretor-geral compartilhou alguns dos casos de sucesso do Cebio, que vêm tendo repercussão tanto no Brasil quanto no exterior. Dentre esses, destacou a parceria com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), que resultou em um minucioso estudo sobre custos de produção no uso de bioinsumos. Este material será publicado no final do ano de 2024 e irá beneficiar pequenos, médios e grandes produtores agrícolas de todo o Brasil.
Outro exemplo foi a colaboração do Cebio com mulheres da comunidade Kalunga em Monte Alegre, Goiás. Realizada em parceria com a UTT IF Goiano Campos Belos, a ação busca atender a comunidade local, trazendo uma formação técnica sólida com a temática de bioinsumos e entrega de resultados com forte apelo social.
Além disso, Alexandre apresentou uma pesquisa da URB IF Goiano Morrinhos com foco no uso de bacteriófagos com potencial de controle de bactérias que afetam negativamente a produtividade do tomate do tipo industrial em Goiás.
Ao final de sua apresentação, Alexandre expressou seu agradecimento ao reitor do Instituto Federal Goiano, Elias de Pádua Monteiro e ao Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Alan Carlos da Costa. Ele também destacou a importância do Estado de Goiás e do IF Goiano no desenvolvimento de iniciativas sustentáveis. Para Alexandre, Goiás está no “Biojogo da Sustentabilidade”, reafirmando que o estado não apenas produz, mas também preserva e apresenta tecnologias sustentáveis por intermédio das ações consolidadas nas áreas do Ensino, Pesquisa e Extensão sobre bioinsumos.