
Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás (SECTI); Marcos Arriel, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG); Ronaldo Caiado, governador do Estado de Goiás; Alan Carlos da Costa, pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e inovação do Instituto Federal Goiano (IF Goiano)
Na última sexta-feira (5), o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, recebeu pesquisadores, representantes do CONFAP, dirigentes da FAPEG e autoridades da área de ciência, tecnologia e inovação para um almoço restrito no Palácio das Esmeraldas, como parte da programação do 70º Fórum Nacional CONSECTI & CONFAP. Na ocasião, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IF Goiano, Alan Carlos da Costa e o presidente da FAPEG, Marcos Arriel, participaram da entrega de uma representação simbólica do trabalho desenvolvido pelo CEBIO e pela rede de unidades de bioinsumos do centro.
O gesto materializou mais do que a apresentação de produtos, ele traduziu o compromisso de Goiás com uma política pública pioneira no país, que integra ciência, inovação e desenvolvimento sustentável junto a pequenos, médios e grandes produtores. A iniciativa reforça a liderança do Estado na implementação de modelos de governança que levam o ensino, a pesquisa e a extensão para a realidade do campo. Essa atitude coloca Goiás como vitrine nacional no uso de bioinsumos e como estratégia de fortalecimento produtivo e ambiental, representando a união entre os saberes tradicionais e a pesquisa científica.
Entre os itens apresentados estava o Café do Vale, marca parceira em projeto apoiado pela FAPEG. O produto integra experimentos conduzidos na Unidade de Transferência de Tecnologia (UTT) CEBIO IF Goiano Campus Ceres, onde tiveram início testes com manejo biológico para aprimoramento da qualidade e sustentabilidade da produção. O encontro reforçou o papel do IF Goiano como principal ferramenta científica e tecnológica responsável por transformar essa política pública em resultados concretos para o Estado de Goiás.
