Evento ressalta a importância dos bioinsumos e reafirma o compromisso do Cebio com a inovação tecnológica no campo agropecuário
O Campus Posse do Instituto Federal Goiano (IFGoiano) realizou na última quinta-feira, 8 de agosto, o I Workshop de Bioinsumos, evento que marca um importante passo na promoção do uso de bioinsumos na agricultura. Com o objetivo de fomentar a troca de conhecimentos e experiências na área, o workshop foi uma oportunidade única para alunos, professores e profissionais discutirem as inovações e desafios relacionados ao uso de bioinsumos no contexto agropecuário.
A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades do Instituto, incluindo o pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e inovação, Alan Carlos da Costa, que enfatizou a relevância dos bioinsumos para o avanço da agricultura sustentável e o papel humano nesse sentido. Segundo ele, nas ciências agrárias, biológicas e da vida, as diversas opções de resposta para determinadas questões abrem precedentes para que os profissionais não sejam substituídos pela inteligência artificial. Ele explicou que a capacidade humana de navegar em áreas onde as respostas não são pretas ou brancas, mas cheias de nuances e complexidade, é essencial para o desenvolvimento de tecnologias como os bioinsumos. Nesse contexto, a escolha e aplicação de bioinsumos exigem um entendimento profundo do ambiente agrícola, algo que vai além da simples análise de dados e que envolve uma “sensibilidade” que a IA ainda não consegue replicar. Esse fenômeno reafirma o papel insubstituível do ser humano na tomada de decisões sustentáveis e reforça o compromisso do Cebio e do IFGoiano na formação de profissionais capacitados para lidar com a temática de bioinsumos.
Nesse caso, a utilização de bioinsumos, bem como o Workshop com a temática, é uma conquista extraordinária para o Campus Posse, pois abre um leque de possibilidades dentro da pesquisa, ao passo que oferece alternativas para reduzir a dependência de produtos químicos sintéticos, promovendo a saúde dos ecossistemas agrícolas.
O evento também contou com palestras de especialistas da SoluBio como João Claudio Batista, Engenheiro de Produção e mestre em Biotecnologia Industrial, Simone Vieira, Doutora da Tecnologia da Produção Agrícola/Entomologia e Rose Monnerat, Doutora em Agronomia, que compartilharam pesquisas e experiências sobre o uso de bioinsumos. Além disso, alunos e profissionais do campus tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos, enriquecendo as discussões e ampliando o debate sobre a temática.
O Cebio também foi citado como uma iniciativa de grande importância para a instituição, reforçando o compromisso do IF Goiano com o desenvolvimento sustentável e a inovação tecnológica no campo agropecuário. O workshop proporcionou um espaço de reflexão sobre as inovações e desafios na área de bioinsumos, demonstrando o potencial da tecnologia para transformar a agricultura brasileira e fortalecer a produção de alimentos mais saudáveis e sustentáveis.
Leia também:
Uma resposta