Inauguração da biofábrica em Campos Belos celebra sustentabilidade e protagonismo das Mulheres Kalunga

Na tarde de ontem (16), o Centro de Excelência em Bioinsumos (CEBIO) inaugurou sua quarta biofábrica, localizada na Unidade de Transferência de Tecnologia do IF Goiano Campus Campos Belos, região nordeste de Goiás. O evento contou com a presença de autoridades estaduais, pesquisadores, alunos e representantes da comunidade quilombola Kalunga e marcou um passo importante no desenvolvimento sustentável da região através dos bioinsumos.

CEBIO participa do Dia de Campo da Semana Senar

O CEBIO marcou presença na Semana Senar 2024 com sua participação no Dia de Campo, realizado no IF Goiano – Campus Urutaí no último dia 10. Na ocasião, a Unidade de Referência em Bioinsumos (URB) de Urutaí apresentou o projeto do Centro de Excelência e os principais trabalhos desenvolvidos na área de bioinsumos, demonstrando assim sua importância para a sustentabilidade na agropecuária. O evento reuniu mais de 300 participantes, entre estudantes e produtores rurais, que puderam conhecer de perto as tecnologias e inovações promovidas pelo centro.

CEBIO busca parcerias estratégicas com agroindústrias na Argentina e participa da ExpoInnova 2024

No último dia 02 de outubro, o Diretor Geral do CEBIO, Prof. Alexandre Igor, esteve envolvido em importantes ações de articulação com agroindústrias de produtos atomatados na cidade de San Juan, localizada no oeste da Argentina. Além dessas reuniões estratégicas, o professor também foi palestrante no ExpoInnova 2024, uma feira que reúne produtores de uva e atomatados da região, e abordou as inovações e práticas sustentáveis na agricultura.

UTT do Campus Ceres participa de entrevista sobre Dia do Campo

Representantes explicaram sobre proposta do evento em entrevista Na última quinta-feira (12), a Coordenadora Executiva da UTT do Campus Ceres, professora Priscila Selari, esteve presente na Rádio Alvorada Rialma, juntamente a representantes da Embrapa, para conversar sobre o Dia de Campo. Na ocasião a professora também teve a oportunidade de explicar sobre o projeto do Cebio. O Dia do Campo aconteceu nesta sexta-feira (13) para falar sobre a produção sustentável de feijão e trigo com bioinsumos. O evento teve o objetivo de promover o encontro entre produtores, empresas e pesquisadores. Na ocasião foram mostrados aos produtores a prática de novas tecnologias, o dia a dia do campo, dentre outras atividades. Sendo assim, os produtores puderam conhecer mais sobre determinadas áreas. O Dia do Campo é realizado pelo CEBIO e pela Embrapa, com apoio da Emater, Sindicato dos trabalhadores rurais e Agrodefesa. Na entrevista, a professora Priscila reforçou que o evento foi aberto ao público. “Nós convidamos toda comunidade que tem interesse em saber mais sobre bioinsumos, produtores, estudantes das áreas de agrária ou meio ambiente. Estão todos convidados”, pontuou. Tendo a oportunidade de falar sobre o Cebio, a professora pôde explicar que o Centro de Excelência em Bioinsumos é um macro projeto financiado pelo estado de Goiás. “São unidades de transferências, unidades de referências em bioinsumos”, destacou. Em continuidade em sua explicação, Priscila relatou que nas unidades são instaladas biofábricas, onde serão feitas as transferências de tecnologias. O Dia do Campo aconteceu no campo do IF. Houveram estações de apresentações de manejo do trigo e manejo de feijão, além de pesquisadores disponíveis para tirar dúvidas.

CEBIO realiza reunião de alinhamento na última terça-feira (10)

Coordenadores das Unidades de Referência em Bioinsumos, Unidades de Transferência de Tecnologia, membros do comitê gestor e representantes da pesquisa de alguns campi participaram da reunião Na última terça-feira (10), o Centro de Excelência em Bioinsumos realizou, de modo presencial, uma reunião para discutir as ações realizadas no primeiro semestre de 2024. Dentre os objetivos estavam previstos também consolidar as atividades do segundo semestre, fortalecer a comunicação, integrar projetos, alinhar estratégias, identificar desafios e compartilhar boas práticas. O encontro, que teve inicio pela manhã, às 9h, e foi finalizado durante a tarde, às 18h, contou com a presença de coordenadores das Unidades de Referência em Bioinsumos, Unidades de Transferência de Tecnologia, membros do comitê gestor e representantes da pesquisa de alguns campi. Na reunião, o Diretor Geral, Alexandre Igor, apresentou o desenvolvimento do ano de 2024. Os professores e coordenadores presentes também tiveram direito a fala, onde puderam relatar as especificidades de suas unidades. Em seguida, o pró-reitor de Finanças do IF Goiano, Alan, pode reforçar o compromisso do centro e a importância do uma atuação responsável com o Cebio. Com métricas e médias, o professor Alexandre apresentou pontos dos quais ainda podem melhorar e parabenizou as unidades pelo trabalho desenvolvido. Também foi apresentado aos presentes pontos dos quais contribuirão com as melhorias para o próximo ano. O diretor geral apresentou para os presentes os pontos fortes do CEBIO. Dentre os pontos fortes foram ressaltadas as qualificações resultantes do Centro, a gestão e estratégias adotas por toda a equipe e a atuação de todas as unidades. Para finalizar a reunião, os coordenadores das unidades puderam apresentar sobre as suas unidades, explicando feitos e projetos ao longo desse primeiro semestre de 2024.

Diretor-geral do CEBIO destaca inovações sustentáveis do centro na Ficomex 2024

Na tarde do dia 29 de agosto, o diretor-geral do Centro de Excelência em Bioinsumos (Cebio),professor Alexandre Igor Azevedo Pereira, foi o destaque em uma das palestras da Feira Internacional de Comércio Exterior (Ficomex) 2024. A apresentação, que foi realizada no espaço das embaixadas, atraiu um público composto por ouvintes nacionais e internacionais interessados em ouvir sobre as inovações e práticas sustentáveis promovidas pelo Cebio.

Cebio se destaca na Ficomex 2024 e reforça compromisso com sustentabilidade agrícola

O Centro de Excelência em Bioinsumos (Cebio) teve uma participação de destaque na Feira Internacional de Comércio Exterior (Ficomex), realizada nos dias 28 e 29 de agosto no Centro de Convenções de Goiânia. Em sua primeira participação na feira, o centro  consolidou seu papel como um projeto de vanguarda na sustentabilidade agrícola.