Reunião aconteceu no auditório da SEAPA em Goiânia e buscou elaborar ações para promover uma agropecuária sustentável

Na última sexta-feira, 5, o Centro de Excelência em Bioinsumos (CEBIO) na figura de seu diretor-geral, professor Alexandre Igor, participou de uma reunião no auditório da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (SEAPA) para discutir a elaboração do Plano ABC+ Goiás. O encontro reuniu membros do Comitê Estadual de Gestão da Agropecuária de Baixo Carbono e Sustentável, que congrega representantes de órgãos governamentais, instituições de pesquisa, organizações de assistência técnica e extensão rural, além do setor produtivo.
O objetivo da ação foi alinhar estratégias para a implementação do plano, uma iniciativa estadual voltada à mitigação e adaptação da agropecuária às mudanças climáticas. O projeto está alinhado ao Programa Nacional de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC+) do Governo Federal e promove práticas sustentáveis como a fixação biológica de nitrogênio, o manejo integrado de pragas e doenças e o uso de bioinsumos.
O ABC+ deve ser executado de 2020 a 2030, com a adoção de tecnologias agropecuárias sustentáveis que buscam reduzir a dependência de insumos químicos e minimizar a emissão de gases de efeito estufa.
Nesse sentido, o CEBIO tem papel essencial no processo, pois busca fomentar a pesquisa, o desenvolvimento e a aplicação de bioinsumos na agricultura. O centro também promove a capacitação de técnicos e produtores, além de atuar na produção e validação desses insumos biológicos. Seu trabalho fortalece a transição para sistemas produtivos mais sustentáveis e impulsiona a adoção de biotecnologias que aumentam a eficiência produtiva e ambiental.
Essa parceria reforça o protagonismo do estado na construção de um modelo agrícola inovador e sustentável, consolidando Goiás como referência nacional na agricultura consciente.