Iniciativas integram a Jornada BioInova – Empreender e fortalecem o ecossistema de startups sustentáveis no agronegócio, com apoio do MAPA, Fapeg e Wadhwani Foundation.

No início de junho, o Centro de Excelência em Bioinsumos (CEBIO) teve propostas aprovadas na chamada pública nº 01/2025 da Rede de Inovação em Bioinsumos (RIB), lançada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) em parceria com a Wadhwani Foundation. Esta chamada integra a execução da Trilha de Inovação em Bioinsumos da RIB em 2025, estando alinhada ao Programa Nacional de Bioinsumos, instituído pelo Decreto nº 10.375/2020, e à Portaria MAPA nº 530/2022, que estabelecem diretrizes para o fomento à pesquisa, desenvolvimento e uso de tecnologias sustentáveis no meio rural.
As propostas selecionadas fazem parte da etapa de ideação da Jornada BioInova – Empreender, programa que integra o eixo MAPA Conecta e que oferece suporte metodológico baseado na abordagem internacional Wadhwani Ignite. A ideia busca impulsionar o desenvolvimento de startups e projetos com potencial de impacto no setor agropecuário, especialmente na área de bioinsumos, ao passo que conecta ciência, tecnologia e empreendedorismo.
A aprovação das propostas representa um avanço para o CEBIO, macro projeto do governo de Goiás em parceria com o IF Goiano, que já atua na disseminação do uso de bioinsumos por meio de uma rede estruturada de Unidades de Referência em Bioinsumos (URBs) e Unidades de Transferência de Tecnologia (UTTs), localizadas em diferentes regiões do estado de Goiás. Além disso, o CEBIO também desenvolve ações voltadas à formação empreendedora por meio do CEBIO Academy, plataforma de cursos voltada à capacitação no setor de bioinsumos. Tal iniciativa busca atender à crescente demanda do agronegócio, de associações de produtores, empresas e órgãos governamentais por formação especializada nesta área estratégica. A integração do CEBIO com a Jornada BioInova reforça esse eixo educacional, ampliando o alcance das ações formativas e conectando-as diretamente com a criação de novos negócios.
Além disso, a consolidação do CEBIO como uma plataforma nacional de referência em bioinsumos também tem contado com o apoio fundamental da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg). O suporte da instituição tem sido determinante para garantir a infraestrutura e as condições necessárias ao avanço das ações do CEBIO, incluindo iniciativas voltadas à inovação aberta e ao fortalecimento da agricultura local.
Já a parceria com a Wadhwani Foundation, instituição com atuação global no fomento ao empreendedorismo, irá contribuir ainda mais para a consolidação de um ecossistema de inovação, ampliando as possibilidades de inserção dos bioinsumos no mercado e incentivando a criação de novos negócios com base em tecnologias sustentáveis.
As ideias aprovadas seguirão agora para um processo estruturado de capacitação, validação e aceleração, com vistas à criação de modelos de negócios sólidos e escaláveis. A expectativa é de que os resultados desse ciclo contribuam significativamente para o fortalecimento da cadeia produtiva de bioinsumos no Brasil, em consonância com as diretrizes nacionais e com as demandas atuais do agronegócio que necessitam de alternativas mais sustentáveis e eficientes.